(abrir aspas) Visita Guiada (fechar aspas) ou a Incoerência do Artista


(abrir aspas) Visita Guiada (fechar aspas) é uma deambulação em sete actos pela exposição A oficina de pintura encarregar-se-á das partes pintadas do cenário, que no âmbito dos 125 anos do São Luiz reuniu objectos, documentação e material gráfico relativo a colaborações de artistas plásticos com companhias e espectáculos que estiveram em cena no teatro municipal.
Organizada como uma visita-guiada e sustentada pelos códigos de um espectáculo teatral, a performance apresenta-nos Aspas (André e. Teodósio) e Ponto (Patrícia da Silva) que através de uma voz-off (rumores dizem-nos que se trata da curadora da exposição Susana Pomba) percorrem o espaço da exposição com a audiência.


Do guião de (abrir aspas) Visita Guiada (fechar aspas):

• (ponto)     «» (aspas)   
Antes de começar esta ‘visita’, não queria deixar de vos colocar algumas questões. Por que é que vamos a visitas guiadas? Para sair da rotina ou entrar na vida dos outros? É medo de ficarmos sozinhos perante uma obra? É vontade de formar mais uma tribo temporária? É mais ou menos como no teatro? Para nos transformarmos em espectadores? Em caríssimos ouvintes? E quando olham para uma coisa conseguem só ver essa coisa? Precisam de alguém que vos confirme que o que estão a ver é mesmo o que estão a ver? De uma explicação coerente, que vos faça acreditar? De uma explicação que explique as forças que governam outras forças que por sua vez governam outras que finalmente nos levam às formas? A estas formas? (aponta para alguns dos objectos presentes na exposição, aqueles que lhe estão mais próximos)
(...) Uma história está sempre entre factos e propaganda. Esta não é excepção. Vamos revelar as fraquezas dos heróis canónicos vs. as proezas dos anónimos. Lembrar que a História é apenas conhecimento acumulado, por vezes muito mal arrumado, muito mal limpo, a cheirar a arsénico, bolor, naftalina, humidade, como quem varre tudo para debaixo do tapete. Vamos desfazer obras de arte totais. Descobrir trilhos de cumplicidades. Olhar ‘olhos nos olhos’ para o absurdo.

Performance, Galeria Quadrum, 14/09/2019, 17h. Com André e. Teodósio, Patrícia da Silva e Susana Pomba.

No âmbito da exposição A oficina de pintura encarregar-se-á das partes pintadas do cenário (curadoria de Susana Pomba).

© fotografias: Cristiana Morais, José Frade.
Ler guião