The Daily Post-Truth



The Daily Post-Truth é motivado por um interesse renovado pela ficção, que se observa nas práticas artísticas e no design em particular, e é aqui entendida como um dos modos discursivos mais aptos a restaurar um sentido de realidade numa época governada pela pós-verdade. Nesse contexto, o jornal, como um dos meios de comunicação que mais evidentemente sofreu os efeitos da desinformação, torna-se propenso à apropriação e recuperação.

Ao explorar criativamente este modelo editorial em crise, com foco nas tensões entre verdade e pós-verdade, ficção e realidade, The Daily Post-Truth propôs o desenvolvimento de um jornal a partir das seguintes etapas de produção e transmissão de conhecimento: 1) Palestra (transmissão e recepção); 2) Workshop (interpretação e formalização); 3) Publicação (comunicação); e 4) Apresentação dos resultados (disseminação). Alguns dos conteúdos que emanaram deste processo alimentaram a plataforma de conteúdos maat ext.

Em suma, The Daily Post-Truth usou a ficção como mote para uma prática de design especulativa e crítica, que procura questionar os princípios da disseminação da desinformação na era da pós-verdade.


Programa cultural no âmbito do programa maat-mode 2020, composto por uma palestra c/ Alexandra Midal e Paulo Pena (27/11/2020), um workshop (c/ alunos finalistas da licenciatura em Design de Comunicação/Belas-artes ULisboa), um jornal (c/ alunos do mestrado em Design de Comunicação: Abel Quental, Beatriz Pinta, Diogo Lourenço, Madalena Lopes). C/ António Nicolas, Luísa Ribas (Departamento de Design de Comunicação da Fac. De Belas-Artes ULisboa), e Nuno Ferreira de Carvalho (maat).

Paulo Pena:
Palestra «Verdade ou Mentira, Democracia e Populismo»
Texto «Truth or Lies: Democracy and Populism»

Alexandra Midal:
Palestra «Design is fiction»
Texto «Design is fiction»

«Desinformation Machine Diagram», Abel Quental e Diogo Lourenço.

«Extended Marginalia on Design and Fiction», Beatriz Pinta e Madalena Lopes.

Imagem «Breaking News»: Abel Quental.