Samizdat: publicação editorial independente
As publicações próprias são talvez o reflexo
de uma sociedade onde o acesso, a partilha e a globalização da informação é
cada vez mais evidente e relevante. A introdução e sedimentação da cultura
digital, a democratização dos meios de edição, produção e distribuição, foram
factores decisivos para o estabelecimento deste fenómeno. As publicações
próprias são também o reflexo de uma comunidade de designers gráficos que
procura uma definição dos verdadeiros limites da sua profissão. Uma prática que
já não se circunscreve apenas ao trabalho comissionado, mas que se expande, de
uma forma mais consciente e deliberada, pelos caminhos da edição e produção
independente de conteúdos.
As publicações próprias constituem-se nos dias de hoje, como «tubos de ensaio», onde germinam projectos que à partida não possuem aplicação real e/ou que pretendem viver à margem de imposições comerciais.
O workshop e a publicação Samizdat partiram destes pressupostos; foram ainda o alibi para reunir um conjunto de pessoas com interesses comuns em torno da publicação própria e dos seguintes temas: ideologia(s), práticas artísticas/publicação, edição/conteúdos, cultura impressa/cultura digital, meta-media, produção, distribuição/público/leitor. Do diálogo e da reflexão surgiram publicações próprias e um Reader que, para além de apresentarem sugestivas experimentações formais e conceptuais, se assumiram como massa crítica em torno deste tema.
As publicações próprias constituem-se nos dias de hoje, como «tubos de ensaio», onde germinam projectos que à partida não possuem aplicação real e/ou que pretendem viver à margem de imposições comerciais.
O workshop e a publicação Samizdat partiram destes pressupostos; foram ainda o alibi para reunir um conjunto de pessoas com interesses comuns em torno da publicação própria e dos seguintes temas: ideologia(s), práticas artísticas/publicação, edição/conteúdos, cultura impressa/cultura digital, meta-media, produção, distribuição/público/leitor. Do diálogo e da reflexão surgiram publicações próprias e um Reader que, para além de apresentarem sugestivas experimentações formais e conceptuais, se assumiram como massa crítica em torno deste tema.
Workshop e publicação. C/ Marco Balesteros. Participantes: Andreia Almeida, Nuno Belmonte, Inês Bento, Ana Bouza, Filipa Cordeiro, Bárbara Fonseca, Ana Freitas, Pedro Gonçalves, Teresa Lima, Rafael Lourenço, João Lucas, João Machado, Marta Mestre, Daniel Neves, Mónica Oliveira, Raquel Pinto, Margarida Rego, Mariana Sameiro, João Santos, Rui Silveira, Joana Sobral, Catarina Vasconcelos, Mariana Veloso, Marius Wenker.
Faculdade de Belas-artes da Universidade de Lisboa, 2010 (workshop), 2012 (publicação).
Faculdade de Belas-artes da Universidade de Lisboa, 2010 (workshop), 2012 (publicação).