Página enquanto heterotopia ou espaço de convergência do design com a edição



Página enquanto heterotopia... é um contributo para a exploração das relações convergentes entre design de comunicação e edição, das quais resulta uma produção caracterizada pela constante avaliação e negociação dos seus processos, matérias e funções. Perante a crescente valorização da produção editorial nas práticas do design, a investigação procurou reconhecer as suas motivações, estratégias e processos recorrentes através da caracterização do espaço onde esta se reflete – a página.

Através de uma investigação centrada na prática projectual em design de comunicação como processo, com componente escrita e componente prática, desenvolvemos o modelo editorial Página, que tem por objectivo a representação da produção académica do mestrado em Design de Comunicação e Novos Media da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

Página é uma publicação de reflexão crítica consagrada ao design de comunicação, entre o legado da cultura da imprensa e a contemporaneidade da cultura digital. Entende o conceito de página como espaço singular de escrita, como catalisador de uma prática regida por discursos reflexivos, críticos, experimentais. Enquanto espaço de representação da produção académica do mestrado, simultaneamente, contextualiza-a e coloca-a à prova perante outros discursos intelectuais tangenciais, limítrofes ou exteriores ao design. Constituída por volumes temáticos, faz coabitar materiais inéditos (de docentes e discentes) com textos previamente publicados.

Ao representar a dinâmica curricular do mestrado em DCNM, Página afirma que a experimentação em torno da edição deve ter a academia como sede própria (não-exclusiva), onde naturalmente se encontram os princípios para um design crítico, ou se quisermos epistemológico. Será este o fundamento de uma outra tipologia de publicação académica que, simultaneamente, represente, conteste e inverta os modos de publicação do conhecimento em design.

Tese de doutoramento c/ componente prática (4 volumes impressos e uma página digital), Faculdade de Belas-Artes da ULisboa, 2014.

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