Low/High: Autopublicación y Fotografia.
![]()
A fotografia fica muitas vezes refém dos seus modos de
reprodução. O processo editorial em fotografia
toma, frequentemente,
como principal argumento, as qualidades técnicas da reprodução da imagem. Cor,
tecnologia e suportes de impressão, tiragens elevadas, são exigências que
parecem impor-se por defeito a estes objectos editoriais. Tudo isto leva a que a publicação de fotografia pareça apenas
possível com os recursos económicos e humanos inerentes ao mercado editorial mainstream. Como
alternativa, as publicações próprias apresentam-se como «tubos
de ensaio», onde germinam projectos que à partida não
possuem aplicação real e/ou que pretendem viver à margem de imposições
comerciais. Os meios digitais, a democratização dos meios de
edição, produção e distribuição, são factores decisivos para o estabelecimento
deste fenómeno.
Por outro lado, a partir dos anos 1960, a arte conceptual deixa de entender a fotografia como modo de representação do real, mas sobretudo como representação de uma ideia. Autores como Dan Graham, Ed Ruscha, Hans Peter Feldman, John Baldessari, revêem na fotografia a possibilidade de registo de processos conceptuais; em alguns destes autores, palavra e imagem passam a ter o mesmo grau de importância.
Ao assumir que a obra fotográfica pode ser um discurso, o workshop LOW/HIGH fez das condicionantes de (re)produção mais valias conceptuais, tema e metodologia projetual. Procurou aferir outros valores para a imagem fotográfica, para além da qualidade de reprodução; entendeu os argumentos conceptuais como motores do discurso e da edição; questionou noções de resolução/qualidade, representação/reprodução, imagem/página. Mais do que um juízo de valor, questionaram-se as noções de LOW/HIGH CULTURE, LOW/HIGH RESOLUTION, LOW/HIGH COST, como motores de criação de um conjunto de publicações individuais que foram editadas, desenhadas e produzidas pelos participantes, recorrendo aos meios disponíveis.
O processo proposto utilizou a publicação como ponto de partida e de chegada para a imagem. A partir de uma imagem proveniente de publicações mass media/low culture (jornais, revistas e restante universo de publicações descartáveis) desenhou-se um discurso/narrativa que culminou numa imagem final. A publicação constrói o relato deste processo de análise e transformação. Como passos da metodologia projectual fez-se uso de um conjunto de analogias com o acto de fotografar, revelar e expôr a imagem fotográfica — ZOOM-IN (selecção da imagem), ZOOM-OUT (contexto/proveniência/palavra), FOCUS (enquadramento), SHOOT (definição de universo especulativo), CONTACT PROOF (modelo esquemático de todo o material reunido), DEVELOPMENT (a imagem final), PUBLISH (a publicação). No plano das intenções, a publicação gerada coexistiria com a publicação de origem como um encarte marginal.
Por outro lado, a partir dos anos 1960, a arte conceptual deixa de entender a fotografia como modo de representação do real, mas sobretudo como representação de uma ideia. Autores como Dan Graham, Ed Ruscha, Hans Peter Feldman, John Baldessari, revêem na fotografia a possibilidade de registo de processos conceptuais; em alguns destes autores, palavra e imagem passam a ter o mesmo grau de importância.
Ao assumir que a obra fotográfica pode ser um discurso, o workshop LOW/HIGH fez das condicionantes de (re)produção mais valias conceptuais, tema e metodologia projetual. Procurou aferir outros valores para a imagem fotográfica, para além da qualidade de reprodução; entendeu os argumentos conceptuais como motores do discurso e da edição; questionou noções de resolução/qualidade, representação/reprodução, imagem/página. Mais do que um juízo de valor, questionaram-se as noções de LOW/HIGH CULTURE, LOW/HIGH RESOLUTION, LOW/HIGH COST, como motores de criação de um conjunto de publicações individuais que foram editadas, desenhadas e produzidas pelos participantes, recorrendo aos meios disponíveis.
O processo proposto utilizou a publicação como ponto de partida e de chegada para a imagem. A partir de uma imagem proveniente de publicações mass media/low culture (jornais, revistas e restante universo de publicações descartáveis) desenhou-se um discurso/narrativa que culminou numa imagem final. A publicação constrói o relato deste processo de análise e transformação. Como passos da metodologia projectual fez-se uso de um conjunto de analogias com o acto de fotografar, revelar e expôr a imagem fotográfica — ZOOM-IN (selecção da imagem), ZOOM-OUT (contexto/proveniência/palavra), FOCUS (enquadramento), SHOOT (definição de universo especulativo), CONTACT PROOF (modelo esquemático de todo o material reunido), DEVELOPMENT (a imagem final), PUBLISH (a publicação). No plano das intenções, a publicação gerada coexistiria com a publicação de origem como um encarte marginal.
Workshop. C/ Marco Balesteros; organização de Carlos Albalá e Victor M.
Fernandéz. Espaço La Rampa, Madrid, 2011.
Ver vídeo
Ver vídeo
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/dedf7c7b7c22fac6741ec27f7b28694c434bdb793b2c9c1e95412093fd33fcdc/P1050139.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/4701f4ae2887bcbff3172895d7710249a6eb6e2ca7af2383ae70885deb2f7237/workshop-low01.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/ce51daa1965982f5c7d8de2e38a073a8df63227eddb5133b53ce5336f7607aa3/P1050140.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/da115c5472d5d4d5750a50f2f1132d8e22eb8596a8d4f47408b541eae50dbae0/P1050141.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/0bd5e689a908a2469fe79212a6630f22915f920120e5e75ffc27984937045f81/P1050142.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/061e9f1f9ba9e69ec8c20fd2ac1bb9bd52a5816d398658c1f1bdd504f48f0474/P1050195.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/d118a62ba58736a5540d02ba9c67522a10259541c626cc45bf4493798e017325/P1050143.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/d425f59d951cda13c71277d2c7507e65e6b884eb63f0968d3185426bed294e21/00_cartaz.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/75bfd0ff7e06a2cc97c4aeb9b068f9c91e978a1e0a02871d164cd34fc572e68b/P1050147.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/53e1a109607918d2cea8580fea1695c0ab647368e3934af9fb5e9c9c47b48f71/workshop-low02.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/f208f8754c9ea2fcdfe9d59024158bfcf1da86bb2c33fca5739cc57220c11e53/P1050158.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/6cad4646c343303ad93c1ccb197b525c04d6dee4f0ceca86cc2e66e42497e4d8/P1050160.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/0cbf3db501b50e37c570a8ccca405bca4dae665a8b9828a5ec5c347118998236/P1050168.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/d85ef8c6b8c94e09fa22e5cf25ab8e50b996fea8f3b7008c12e0d994b170f174/LH.gif)