Elogio al discoduro: edición con objetos vagamente olvidados.



Há uma nova profissão de pioneiros, aqueles que se deliciam com a tarefa de estabelecer trilhos úteis através da enorme massa do registo comum.
Vannevar Bush, «As We May Think» (1945)

Diz-nos Bourdieu e Chartier (1983) que «Publicar é tornar público, mover do não-oficial para o oficial». Adverte-nos Blanchot (1959): «Publicar é tornar público; mas tornar público não é apenas fazer passar qualquer coisa do estado privado ao estado público, como de um lugar – o forte íntimo, o quarto fechado – a outro lugar – o exterior, a rua – por simples deslocação». Para além de definir pontos de chegada e de partida, publicar mobiliza as complexas relações entre conteúdo e partilha, declaração e prática, intenções e efeitos.

No workshop Elogio al discoduro, seguimos as palavras de Blanchot e testámos a transformação que ocorre quando passamos do «quarto fechado» (a hard-drive) à «rua» (a publicação). Explorámos a potencialidade de narrativas editoriais a partir de conteúdos vagamente esquecidos. Trabalhámos a partir de uma dicotomia: do conteúdo esquecido, inamovível, parado, congelado, para um que é tornado público, que circula. Testámos como a edição pode ser a garantia de salvaguarda ou resgate da memória, perante a superabundância de conteúdos.

Uma publicação homónima, que resulta deste workshop, foi criada a partir da negociação das afinidades e diferenças entre os vários elementos do grupo de trabalho. Partimos de contribuições individuais para um trabalho colectivo, e com este gesto reforçámos a ideia da publicação como articulação de recursos e conteúdos. Como reagente editorial, a sala de aula foi-se transformando dia-a-dia e revelando o nosso processo de trabalho. Deste modo, conduzimos dados imateriais, arquivados, mas vagamente esquecidos, para a experiência táctil dos objectos impressos.

Concepção e implementação de workshop e publicação. Organização: Marisa Mancilla Abril.

Granada: Facultad de Bellas Artes, Universidad de Granada; workshop: 27-30/04/2015; publicação editada por Sobre-Lab (Facultad de Bellas Artes, Universidad de Granada), 2015. Imagem menu e 1.ª imagem página: pelos participantes do workshop.